cidadania

Voluntária se destaca por orientar gestantes e mães de primeira viagem na Vila Maringá

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Deborah (à dir.) observa com carinho o filho da amiga Camila, a quem acompanha desde antes do nascimento

A estudante de Técnica em Enfermagem Deborah Friedrich, 30 anos, tem a maternidade como missão de vida. A mãe de Vinicius, 12, de Pedro, 11, dos gêmeos Arthur e Ricardo, 10, de Gustavo, 9, de Anna Luiza, 3, e de Manuela, falecida ainda bebê, tem uma trajetória de amor e solidariedade com moradoras da Vila Maringá. Ela é uma das voluntárias mais antigas do Centro Comunitário São Francisco de Assis, onde também é líder da Pastoral da Criança.

Há dois anos, o apoio recebido na perda precoce da filha Manuela, então com 25 dias, a aproximou ainda mais da família comunitária e a motivou a se dedicar ao voluntariado. Segundo a estudante, na comunidade da Vila Maringá, há necessidades diferentes. Ela explica que o grupo aceita todo o tipo de ajuda, seja de mantimentos, agasalhos ou de apoio pessoal:

- A cada quinze dias, o Centro comunitário, que é associado à Paróquia das Dores, recebe dezenas de crianças para festas de aniversário comunitárias. Ver a alegria delas é maravilhoso.

Ex-paciente de câncer vence a doença e hoje ensina outras pessoas em tratamento oncológico

Deborah é diretamente envolvida com orientação a gestantes, tanto no período de gravidez quanto nos primeiros cuidados com os bebês. Ela ajuda a acompanhar, também, o desenvolvimento dos pequenos, encaminhando para pesagens e cuidando dos calendários de vacinação.

- Não tem como não estendermos a mão ao próximo. As pessoas precisam de atenção e de cuidado. Se eu não tenho condições de ajudar, procuro quem pode.

Aulas gratuitas de informática são ofertadas para terceira idade

A voluntária conta que se coloca no lugar das mulheres do bairro, em primeiro lugar, como mãe, depois, como líder pastoral e como futura profissional de saúde.

- A maioria dessas mães tem mais do que dois ou três filhos. Elas precisam de orientação, a respeito do cuidado com os bebês, ajuda com enxovais e apoio emocional - contextualiza Deborah.

RECONHECIMENTO
Também voluntária e líder da Pastoral da Criança, a dona de casa Fernanda Regiane Rodrigues, 30 anos, é grata pelas ações de solidariedade de Deborah:

- É muito bom poder contar com uma pessoa confiável e caridosa como a Deborah. Ela está sempre disposta a ajudar.

Amiga da voluntária há mais de duas décadas , a dona de casa Camila Trindade Reis, 29 anos, contou com as orientações de Deborah durante a gestação dos filhos Lucas, 9, e Joaquim, 1:

- Ela nos ajuda nos primeiros cuidados com os bebês, acompanha o desenvolvimento deles e nos orienta a pedir auxílio médico, quando necessário. A Deborah é tão presente que a convidei para ser madrinha de Joaquim. As pessoas aqui de perto sabem que podem contar com ela.

Seminário sobre cidadania leva moradores de rua para a UFSM

Segundo Deborah, a comunidade da Vila Maringá é muito unida. Ela conta que, após os encontros mensais da Pastoral, as mães ajudam na organização e na limpeza do salão do Centro Comunitário.

- Cria-se um vínculo entre as mães assistidas e os voluntários da pastoral. Após o parto, as mães voltam para auxiliar outras gestantes e arrecadar roupas e alimentos para doação - explica Deborah.

Entre as inúmeras histórias do grupo, Deborah recorda-se de um menino descalço que foi até o centro comunitário, abaixo de chuva, para comer cachorro quente. Imediatamente, foi organizado um mutirão para comprar chinelos para ele. A estudante conta que muitas crianças procuram o centro comunitário para fazer as refeições, as quais, muitas vezes, são as únicas do dia.

COMO AJUDAR
Para contribuir com o Centro Comunitário São Francisco de Assis e com a Pastoral da Criança, basta entrar em contato pelos telefones (55) 99189-8876 ou 3226-8566. O grupo aceita qualquer tipo de doação, entre roupas, calçados, alimentos ou brinquedos.

*Colaborou Lorenzo Seixas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: rajadas de vento atingem 40km/h nesta segunda em Santa Maria Anterior

VÍDEO: rajadas de vento atingem 40km/h nesta segunda em Santa Maria

Pela quarta vez, Filipinas vencem Miss Universo Próximo

Pela quarta vez, Filipinas vencem Miss Universo

Geral